Descrição
A cada ano, vem crescendo o número de pessoas que criam animais de estimação em seus domicílios. Com isso, ocorre a crescente busca por melhorias na qualidade de vida dos seus “melhores amigos”, considerados por muitos, como membros da família. O avanço nos métodos de diagnósticos laboratoriais na Medicina Veterinária vem nos auxiliando a tratar nossos pacientes de forma rápida e precisa se tornando um grande aliado na Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos e Grande Animais. Em contrapartida, os animais de produção são cada vez mais exigidos em relação a sua sanidade, visto que a cada ano, aumentam as exportações de carnes no Brasil. Diante de todo esse contexto, fica evidente a crescente importância do Médico Veterinário na sociedade, principalmente na identificação das diversas patologias que acometem os animais domésticos.
No laboratório utilizamos as análises que abrangem desde exames hematológicos e bioquímicos até análises mais aprofundadas de histologia e biologia molecular, respeitando sempre a diferença entre as espécies, raças e porte dos animais.
Neste curso, os alunos terão a oportunidade de realizar os principais exames relacionados a hematologia e bioquímica clínica desses animais. As técnicas praticadas durante o curso atendem todas as necessidades básicas para um funcionamento, com sucesso, de um laboratório clínico veterinário. Serão discutidos e demonstrados a utilização de equipamentos, aquisição de materiais de consumo e como explorar o mercado no qual o Médico Veterinário está inserido.
Dentre os exames realizados em um laboratório de análises clínicas, iremos destacar a hematologia e a bioquímica clínica dos animais de companhia e de produção.
O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos relativos à seleção, execução e interpretação de exames laboratoriais necessários ao estabelecimento do diagnóstico junto ao clínico. Para a interpretação adequada dos resultados dos exames laboratoriais é fundamental que se conheçam os processos fisiológicos de cada espécie, de modo a entender como os processos patológicos alteram a fisiologia e como essas alterações podem ser detectadas nos exames laboratoriais.
Adicionar um comentário