II Curso de Verão em Biologia Celular e Estrutural UFV 2018

Carregando Eventos
  • Este evento já passou.

II Curso de Verão em Biologia Celular e Estrutural 2017

Evento II Curso de Verão em Biologia Celular e Estrutural UFV 2018

O II Curso de Verão em Biologia Celular e Estrutural UFV 2018 é organizado pelos alunos do Programa de Pós graduação em Biologia Celular e Estrutural da Universidade Federal de Viçosa, ocorrerá nos dias 29 de Janeiro à 03 de Fevereiro de 2018 no Departamento de Biologia Geral do Campus Universitário da Universidade Federal de Viçosa.

Data: 29 de Janeiro à 03 de Fevereiro de 2018
Local: Departamento de Biologia Geral do Campus Universitário da Universidade Federal de Viçosa

 

Objetivo: O II Curso de Verão em Biologia Celular e Estrutural da UFV tem por objetivo apresentar aos seus participantes a infraestrutura de pesquisa da UFV, bem como os laboratórios vinculados, núcleos e as linhas de pesquisa do programa de pós graduação. Além disso, visa promover a difusão de atitudes e valores ligados à postura indagativa e crítica própria das ciências naturais, buscando o estreitamento do vínculo entre a UFV e os estudantes.

 

Público-Alvo: O curso é direcionado para alunos(as) de graduação, em um curso de Ciências Biológicas ou cursos afins, a partir do 3º período (20 vagas disponíveis) OU professor(a) da rede pública de ensino atuando nas disciplinas de biologia ou ciências (10 vagas disponíveis).

 

Inscrições:

As inscrições do II Curso de Verão em Biologia Celular e Estrutural UFV 2018 devem ser realizadas no website do evento

Teremos minicursos, palestras e projetos pensados para apresentar as linhas de pesquisa do programa de pós graduação em Biologia Celular e Estrutural. No ato da inscrição, o candidato deverá enumerar em ordem de preferência o “combo” de eventos que deseja participar, podendo ou não, à critério da comissão organizadora e da disponibilidade de vagas, ser alocado na sua primeira opção.

Investimento: R$ 70,00

 

____________________________________________________________________________________________________________

Programação

 

29/01/2018 | Segunda-feira

08:00h – Minicursos
14:00h – Minicursos
18:00h – Coquetel de abertura

 

30/01 à 02/02/2018 | Terça à Sexta-feira

08:00 – Aula temática
09:00 – Palestra
10:30 – Visita técnica
11:30 – Almoço
14:00 – Projetos nos laboratórios

 

03/02/2018 | Segunda-feira

08:00 – Apresentação dos resultados e experiências do curso
11:00 – Confraternização

 

Minicursos, Palestras e Projetos

  • Combo 1: Minicurso: Microscopia + Projeto: Microscopia de luz, florescência e eletrônica
    Para microscopia de luz convencional, o aluno aprenderá a preparar o material para análise histológica. O procedimento evolve as etapas de obtenção do material biológico, fixação, desidratação, inclusão em resina, microtomia, preparo de lâminas histológicas, métodos de coloração e montagem. Para microscopia de fluorescência, será mostrado o processamento do material biológico para contrastação com moléculas fluorescentes ao invés de corantes histológicos. As etapas de processamento de material para microscopia eletrônica também serão abordados.
  • Combo 2: Biossegurança + Projeto: Virologia
    Proporcionar conhecimento teórico e prático básico para aplicações de biologia molecular num laboratório de Virologia. Serão fornecidos conhecimentos teóricos sobre virologia básica, característica das infecções virais e utilização de células em cultura para desenvolvimento dos procedimentos básicos como ferramenta para pesquisas na área. Serão analisados os efeitos citopáticos das infecções virais e utilização de técnicas moleculares para detecção, confirmação e quantificação de vírus. Os alunos terão contato direto com as diversas técnicas empregadas no Laboratório de Imunovirologia Molecular (LIVM).
  • Combo 3: Manejo de roedores + Projeto: Biotério
    Tem como objetivo apresentar aos alunos, de forma teórica e prática, conhecimentos como manuseio de animais, preparo de amostras para Microscopia de luz. O projeto abrangerá as seguintes etapas: tratamento dos animais experimentais no biotério; eutanásia; fixação do material biológico; inclusão em parafina e resina; microtomia; coloração e montagem das lâminas histológicas e análise qualitativa dos dados obtidos. As atividades práticas serão desenvolvidas no Biotério do Departamento da Biologia Geral e no Laboratório de Biologia Estrutural. Desta forma, os alunos estarão aptos a desenvolver um projeto de técnicas histológicas e terão a oportunidade de praticar o conteúdo teórico apresentado, bem como conhecer a rotina dos laboratórios de pesquisa na área de morfologia.
  • Combo 4: Cultivo celular + Projeto: Cultivo celular
    Proporcionar conhecimento teórico-prático e desenvolvimento de habilidades introdutórias acerca do cultivo celular e suas aplicações na busca racional de novas drogas contra doenças infecciosas e câncer. Na parte teórica serão abordadas primeiramente questões quanto ao progresso histórico do cultivo celular, suas aplicações nas mais diversas áreas da ciência e pesquisa, biossegurança, cultivo de linhagens celulares e suas características, soluções usadas no cultivo celular (meios de cultivo, soro fetal bovino, tripsina), esterilização de materiais e riscos de contaminação. Na parte prática serão realizados ensaios com células tumorais.
  • Combo 5: Biotecnologia aplicada a parasitas + Projeto: Clonagem
    Clonagem em sistema expressão bacteriano
    Proporcionar conhecimento teórico e prático na área de biologia molecular aplicada ao estudo de doenças parasitárias, com foco na produção de proteínas recombinantes. O curso tem o objetivo de fornecer informações a respeito de processos biotecnológicos envolvidos na produção de proteínas em sistema heterólogo e sua aplicação na produção de vacinas e kits de diagnóstico para leishmaniose. O projeto abrangerá a parte de clonagem, proporcionando aos alunos conhecimentos de diversas técnicas como amplificação de DNA genômico por PCR, eletroforese em gel de agarose, transformação bacteriana e seleção de clones. O projeto será realizado no Laboratório de Infectologia Molecular Animal-LIMA, onde os alunos estarão em contato com diversas técnicas de biologia molecular, bioquímica e microbiologia.

 

Minicursos Extras

  • Ferramentas digitais para a pesquisa científica
  • Citogenética
  • Fotografia em biologia
  • Ilustração científica

 

Aulas Temáticas

  • Tecido adiposo: novas perspectivas médicas
  • Mecanismos epigenéticos da regulação gênica
  • Vetores Virais: desafios e perspectivas no desenvolvimento de vacinas e terapias gênicas
  • A Biologia Celular no Ensino Médio

 

Palestras

Prof. Juraci Alvez de Oliveira
Prof. Leandro Licursi de Oliveira
Prof. Eduardo de Almeida Marques da Silva
Profa. Juliana Lopes Rangel Fietto

 

Visitas Vécnicas

  • Núcleo de Microscopia e Microanálise
  • Núcleo de Biomoléculas
  • Biotério do Departamento de Biologia Geral
  • Apiário da UFV

Detalhes

Início: 29 de janeiro
Término: 03 de fevereiro
Valor: R$70,00
Website: Visitar Site do Evento

Local

UFV/ Departamento de Biologia Geral

Av. Peter Henry Rolfs s/n - Campus Universitário
Viçosa,MG36570-000Brasil

+ Google Map

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *