Curso Online Introdutório sobre Mudança Climática (Online/ A Distância)

Carregando Eventos

Curso Online Introdutório sobre Mudança Climática (Online/ A Distância)

Evento Curso Online Introdutório sobre Mudança Climática (Online/ A Distância)

O Curso Online Introdutório sobre Mudança Climática (Online/ A Distância) apresenta informações claras, concisas e atualizadas para qualquer pessoa interessada em obter uma compreensão geral sobre a mudança climática, e fornece “tudo o que você precisa saber” sobre os aspectos básicos da mudança climática, desde a ciência da mesma até a governança.

O curso contém 6 módulos, cada um podendo ser concluído em cerca de 2 horas. Você precisará realizar um breve questionário após cada módulo, para receber o certificado da UNITAR.

UN CC: Learn é uma parceria de mais de 30 organizações multilaterais que apoiam países na
elaboração e implementação de aprendizagem sobre mudança climática sistemática, recorrente
e orientada para resultados. Em nível global, a parceria apoia o compartilhamento de conhecimentos,
promove a elaboração de materiais de aprendizagem comuns sobre mudança climática, e coordena
intervenções de aprendizagem através de uma colaboração de agências da ONU e outros parceiros. A
nível nacional, UN CC: Learn apoia os países na formulação e implementação de estratégias nacionais
de aprendizagem sobre mudança climática. Através do seu envolvimento nos níveis nacional e global,
a UN CC:Learn contribui para a aplicação do Artigo 6 da UNFCCC sobre formação, educação e
conscientização pública, e do Programa de Trabalho de Doha 2012-2020.  O financiamento para a UN
CC: Learn é fornecido pelo Governo Suíço e parceiros das Nações Unidas. O Secretariado da
UN CC:Learn é sediado pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR).

Data: A qualquer hora, basta cada usuário se cadastrar e começar.
Local: Online/ A Distância

 

Objetivo: Após a conclusão do curso, os participantes serão capazes de:

  • explicar os fundamentos da ciência da mudança climática;
  • apresentar o marco internacional legal e de políticas sobre mudança climática e explicar as principais questões em negociação;
  • descrever as consequências esperadas da mudança climática e o papel da adaptação;
  • fornecer uma base racional para a mitigação da mudança climática e propor ações em setoreschave;
  • identificar as principais correntes de financiamento para mudança climática;
  • delinear elementos básicos de processos de planejamento para implementar ações contra a mudança climática; e
  • analisar os principais desafios e oportunidades no enfrentamento da mudança climática.

 

Público-Alvo: O curso deve ser de particular interesse para os seguintes públicos:

  • funcionários públicos em ministérios nacionais, departamentos provinciais e autoridades locais;
  • gestores ambientais no setor privado e organizações da sociedade civil;
  • professores, pesquisadores e alunos; e
  • cidadãos interessados.

 

Inscrições:

As inscrições do Curso Online Introdutório sobre Mudança Climática (Online/ A Distância) devem ser realizadas no website do evento

Investimento: Gratuito

* Certificado de conclusão do curso para profissionais aprovados ao final de cada modulo

 

————————————————————————————————————

Programação

 

Programa

Módulos básicos:

  • Introdução à ciência da mudança climática – O Módulo 1 faz uma introdução aos conceitos básicos da ciência da mudança climática. A Seção 1 fornece uma visão geral de conceitos-chave como clima, tempo e efeito estufa. A Seção 2 analisa a contribuição humana para a mudança climática e apresenta uma visão geral de importantes gases de efeito estufa e suas principais fontes. A Seção 3 descreve algumas das principais mudanças observadas no clima desde a Revolução Industrial. A Seção 4 apresenta as tendências e os impactos futuros projetados da mudança climática sobre a temperatura da superfície, precipitação, pH dos oceanos, nível do mar e extensão de gelo no Mar Ártico. Como conclusão, o Módulo traz uma visão geral das principais fontes de informação climática científica, programas e instituições relevantes.
  •  

  • Introdução ao marco internacional legal e de políticas para enfrentamento da mudança climática – O Módulo 2 apresenta uma visão geral de como o marco jurídico e político internacional para enfrentar a mudança climática foi desenvolvido ao longo do tempo e destaca algumas das principais questões em negociação. A Seção 1 apresenta um breve histórico das negociações internacionais sobre mudança climática e introduz a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (United Nations Framework Convention on Climate Change – UNFCCC). A Seção 2 apresenta as principais disposições da UNFCCC, sua estrutura organizacional, além de diferentes grupos de partes no âmbito da Convenção. A Seção 3 apresenta o Protocolo de Quioto e seus órgãos associados, bem como os principais compromissos das Partes. A Seção 4 fornece uma visão geral das principais questões em negociação. A Seção 5 discute como as negociações têm evoluído ao longo dos últimos anos (de uma abordagem de duas vertentes para uma abordagem de uma vertente) e destaca algumas das questões-chave relevantes para um futuro regime de mudança climática.
  •  

  • Introdução à adaptação à mudança climática – O Módulo 3 introduz o conceito de adaptação à mudança climática, destaca maneiras de medir a vulnerabilidade, apresenta exemplos de soluções de adaptação e resume como preparar uma resposta planejada. A Seção 1 apresenta as principais definições e introduz algumas consequências esperadas da mudança climática em setores essenciais. A Seção 2 apresenta uma estrutura para avaliar a vulnerabilidade climática. A Seção 3 relaciona diferentes medidas de adaptação que podem ser implementadas para vários setores vulneráveis. A Seção 4 fornece uma breve introdução ao vínculo entre adaptação à mudança climática e o desenvolvimento. A Seção 5 apresenta uma série de importantes iniciativas e programas de adaptação internacionais.
  •  

  • Introdução à mitigação da mudança climática – O Módulo 4 apresenta o contexto político sobre as emissões de gases de efeito estufa, quem são os principais emissores e quais estratégias podem ser aplicadas para reduzir as emissões para níveis seguros. A Seção 1 apresenta as principais definições de mitigação e apresenta uma visão geral dos níveis de emissões e das metas de mitigação, por país. A Seção 2 explora maneiras de integrar a mitigação no planejamento do desenvolvimento, por meio de estratégias de desenvolvimento de baixa emissão. A Seção 3 identifica os principais setores econômicos nos quais ações de mitigação podem ser aplicadas. A Seção 4 apresenta alguns mecanismos internacionais importantes criados para ajudar os países no planejamento e na implementação de ações de mitigação.
  •  

  • Introdução ao financiamento climático – O Módulo 5 oferece ao aluno uma compreensão dos fluxos de financiamento existentes e necessidades futuras, bem como uma tipologia básica de fontes de financiamento. A Seção 1 discute os diferentes significados do termo financiamento climático. A Seção 2 apresenta o financiamento nacional e a centralidade do orçamento nacional para alavancar outras fontes de financiamento, incluindo financiamento do setor privado. A Seção 3 apresenta os principais fluxos de financiamento climático internacional.
  •  

  • Introdução ao planejamento para a mudança climática – O Módulo 6 apresenta uma visão geral dos processos de planejamento para a mudança climática. A Seção 1 traz uma visão geral das diferentes dimensões e pontos de entrada para o planejamento para a mudança climática. As Seções 2 e 3 examinam os papéis das instituições nacionais e setoriais, bem como subnacionais, no planejamento para a mudança climática. A Seção 4 explica uma metodologia de cinco passos para a preparação de uma estratégia de desenvolvimento de baixa emissão resiliente ao clima. A Seção 5 apresenta algumas das principais iniciativas internacionais para apoiar o planejamento para a mudança climática.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *