Descrição
A 43ª edição tem como promotora a Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM) que, por meio do Grupo de Pesquisa em Manejo de Grandes Culturas de Coxilha, desenvolve pesquisas com a cultura da soja, em seus variados aspectos, em parceria com diversas instituições.
A UFSM já sediou por quatro ocasiões a Reunião de pesquisa, sendo elas: IV REUNIÃO CONJUNTA DE PESQUISA DA SOJA - RS/SC (1976), XI REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA DA REGIÃO SUL (1983), XVI REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA DA REGIÃO SUL (1988), XXVIII REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA DA REGIÃO SUL (2000). E em 2020 sedia pela quinta vez esse evento que representa as discussões técnicas científicas a respeito da cultura da soja.
Santa Maria é um município do estado do Rio Grande do Sul, com 278 445 habitantes em 2017, sendo considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região. Desfruta de uma localização privilegiada, estando no centro geográfico do estado, com uma infraestrutura adequada de hospedagem, alimentação, transporte público e diversas áreas para turismo e laser. Santa Maria recebe o título de cidade Cultura e é considerada uma cidade universitária, graças à Universidade Federal de Santa Maria, criada por José Mariano da Rocha Filho.
Para a organização do evento, a UFSM está discutindo com as instituições parceiras a estrutura, que deverá seguir a da edição anterior:
- Sessão Plenária de Solenidade de Abertura - participarão além dos inscritos, diversas autoridades da Região sul do Brasil.
- Seminário Técnico da Cadeia Produtiva da Cultura da Soja - inclui a apresentação de Relatório Técnico da Soja. Serão ministradas palestras sobre a cultura da soja no sul do Brasil e contará com público de agricultores, pesquisadores, técnicos e estudantes das ciências agrárias.
- Sessão das Comissões Técnicas - apresentação de trabalhos científicos, divulgando os principais resultados de pesquisa para a cadeia da soja.
- Sessão Plenária de Apresentação de Trabalhos Destaques - deverá apontar e salientar os trabalhos que, no âmbito do evento, trouxeram maior contribuição para a discussão atual da cadeia.
- Sessão Plenária da Assembleia Geral - reunindo os participantes do evento e as instituições credenciadas da Reunião de Pesquisa de Soja Região Sul para realizar apontamentos finais e destaques do evento.
Objetivo
Agregar no intercâmbio de conhecimentos e experiências, profissionais, pesquisadores, estudantes e agricultores que atuam na cadeia de produção da soja para a consolidação das transformações e qualificações que nela ocorrem. A dinamicidade da cadeia é uma característica da atividade agrícola, por ser desenvolvida com o envolvimento de tecnologias que são cada vez mais qualificadas e que, neste sentido, são alteradas a cada safra produtiva, trazendo adaptações e melhorias demandadas a cada cultivo. A divulgação destas tecnologias é realizada em diversos eventos que ocorrem de forma local e que, por vezes, tratam sobre a cultura, contudo de forma segmentada, e que neste evento será completa, tratando sobre situação atual, perspectivas, tecnologias existentes e novas possibilidades.
Também visando o cumprimento do objetivo de intercâmbio e socialização dos conhecimentos construídos durante os dias do encontro, a elaboração da publicação das Indicações Técnicas para a Cultura da Soja no RS e SC é uma das demandas da Reunião, possibilitando o acesso das informações geradas no evento, com base nas pesquisas realizadas e experiência dos participantes, a um público mais ampliado.
Público-alvo
- Agricultores que atuam com a cultura e que buscam a qualificação de seus sistemas produtivos através de informações e orientações que sejam eficazes, oriundas de pesquisas realizadas por instituições que visam à construção de conhecimentos sólidos para esta cadeia produtiva
- Pesquisadores
- Profissionais
- Acadêmicos da área das ciências agrárias
- Empresas de desenvolvimento de tecnologias desta cadeia produtiva
Adicionar um comentário